Ataques incessantes ao árbitro. Declarações conflitantes na mídia. Insultos de jogadores de futebol adversários. Tudo isto caracterizou a carreira do treinador português José Mourinho.
Raramente Mourinho ficou tão chateado em público como após o empate de sua equipe italiana da Roma, que disputou a partida contra o Sassuolo.
Sem dizer o nome do jogador, o técnico começou a gritar insultos ao lateral-esquerdo Rick Karsdorp, que ajudou o Sassuolo a empatar aos cinco minutos, após o primeiro gol da Roma.
“Jogámos até ao limite das nossas capacidades, mas todos os nossos esforços foram anulados por um jogador que não consegue levar a sério o seu trabalho”, queixou-se o treinador. “Dezesseis jogadores participaram da partida e posso dizer que estou satisfeito com o desempenho de quinze deles, mas um deles me decepcionou bastante.”
“Não vou nomeá-lo, já o disse no vestiário e não faço isso com frequência.”
Mourinho também reclamou que foi traído por jogadores do Chelsea dois dias antes do final de seu segundo mandato em um acordo que teve com o clube londrino que terminou em uma demissão escandalosa em 2015.
Rick Karsdorp, lateral-direito da Roma que jogou apenas os últimos 25 minutos na quarta-feira, não gostou do fato de ter passado a maior parte do jogo no banco. Rick teve que voltar ao vestiário após ser substituído no segundo tempo da derrota para a Lazio no domingo, e depois voltar ao banco de gelo novamente.
Paulo Dybala e Georginio Wijnaldum se machucaram, enquanto a Roma lutou para corresponder às expectativas novamente depois de conquistar o título da Conferência League e terminar em sexto na Série A.
Além da derrota para a Lazio, a Roma também não conseguiu vencer as partidas contra Atalanta e Napoli, o que lhe rendeu a 2ª colocação do grupo da Liga Europeia e 3 pontos atrás do Real Betis. Por conta disso, a Roma terá que jogar o playoff contra o Salzburg em fevereiro para se manter na competição.
A próxima partida da Roma será no domingo, contra o Torino, após a qual a equipe fará uma longa pausa antes da Copa do Mundo. Na série A de janeiro, com alto grau de probabilidade, Karsdorp não participou mais.
O lateral-direito lesionado nem foi convocado para a Copa do Mundo, o que significa que provavelmente não estará lá.
No entanto, Karsdorp não foi o único culpado pelo golo apontado pela equipa do Sassuolo. Enquanto Rick perdia o controle do atacante Armand Lauriente, que disparou pela lateral em uma velocidade incrível, os zagueiros Gianluca Mancini e Chris Smalling também erraram o cruzamento de Loriente, passando a bola para Andrea Pinamonti. O culpado pela derrota da Lazio foi Roger Ibanez, que cometeu um erro na defesa.
“Você não poderia ter testemunhado o que eu disse sobre o jogo de Ibanês contra a Lazio porque seu jogo foi bom e os erros que ele cometeu foram apenas parte da partida”, concluiu Mourinho. “Os meus jogadores sabem que podem cometer erros, mas não aceito falta de profissionalismo no futebol.”